Descrição
Produtor: Château de Rochemorin
Castas: 65% Merlot, 35% Cabernet Sauvignon
Avaliação: DWWA 97 Best in Show
Grau alcóolico: 13,5 % Vol.
Os Terroirs de Bordeaux : Graves – Pessac Léognan
Degustado “en primeur” em 2021, o Château Rochemorin já seduzia e mereceu, na respeitada revista inglesa Decanter, os elogios da “master of wine”, Jane Anson:
92/100: “Sedoso e elegante, com muita personalidade. Destacam-se notas de alecrim tostado na grelha e ameixas. Sexy e com uma belíssima relação preço-prazer, esse vinho delicioso é um testemunho do sucesso da influência de Jacques Lurton na propriedade familiar.”
Dois anos mais tarde, esse vinho foi reconhecido como um dos três melhores vinhos tintos franceses, dentre mais de mil apresentados, no concurso Decanter World Wine Awards. Recebeu o título de “Best in Show” na sua categoria, acompanhado do seguinte comentário:
97/100: “Nenhuma outra denominação de vinho tinto em Bordeaux oferece mesclas nas quais as duas principais variedades de Bordeaux (Cabernet Sauvignon e Merlot) encontram tamanha harmonia e equilíbrio como em Pessac-Léognan. Isso confere aos vinhos postura, graça e frescor que outras denominações lutam para imitar. Isso é particularmente verdadeiro na safra de 2020, marcada tanto por uma maturidade ampla quanto por uma acidez refrescante e duradoura. Este vinho é um símbolo dessas qualidades. É escuro em cor e possui um aroma folhoso do melhor tipo – jamais verde, mas transmitindo uma impressão fresca de brisa de frutas cultivadas ao sol perto da floresta, característica de grande parte de Pessac-Léognan. No paladar, o vinho é puro, fresco, gracioso e vivaz, com toques de groselha, uma sobriedade inata e elegância. Taninos suaves, acidez equilibrada e carvalho discreto completam seu potencial irresistível de sedução.”